Pode-se chegar à Peralba de três maneiras ‘normais’ (não recomendamos saltar de paraquedas...):
- Pela estrada via ferry boat ou contornando o Recôncavo da Bahia de todos os Santos
- Pelo ar, de avião ou helicóptero, do aeroporto de Salvador à pista de aterrissagem da Peralba
- Pelo mar, visitando citadinos ao longo da viagem ou diretamente, até Jaguaripe, e de Jaguaripe até o porto da Peralba via mangues
Pela estrada Se escolher usar a estrada, o percurso é fácil: basta pegar a BR324 até perto de Feira de Santana, entrar na BR101 direção sul, antes se Santo Antônio de Jesus, à esquerda até Nazaré das Farinha e 114 km em direção a Valença, à direita, na estrada de Palma.
Mais 2,8 km e você chega na sede.
São 242 km e levaentre 3 a 4 horas de viagem,dirigindo devagar eparando para tomar sucos na estrada.
Mas pode-se também ir via ferry boat ou pela barca de Mar Grande.
Se de carro, é pelo ferry:em média uma hora de espera, ½ hora/40’de travessia, e depois 68 km até Nazaré,mais os 14 na direção deValença, até a entrada da estrada do Palma. Normalmente, esse percurso demora umas 2 ½, no máximo 3 horas.
A travessia é linda!
Se a pé, pode ser o mesmo trajetodoferry ou pode-se usar a barca para Mar Grande; em ambos os casos, quando chegar na ilha, é só pegar um ônibus que vai até
Valença e pedirpara parar no cruzamento da estrada para Palma, em um lugar conhecido como Jasirú. Se escolher essa opção, precisa combinar quealguém da fazenda venha lhe encontrar em Jasirú.
Pegar um táxi de um dos nossos motoristas conhecidos é ainda mais fácil, pois eles conhecem a estrada muito bem e deixamos nossos visitantes diretamente na casa sede da Peralba.
Pelo ar
Pelo ar, a viagem é mais bonita: dá para ver Salvador, os rios, as plantações, as matas… lindo! Não sugerimos pular de paraquedas, como um nosso amigo fez, pois ninguém sabeonde você vai aterrissar e pode ficar horas pendurado a uma árvoreaté que alguém responda aos seusgritos de ajuda! O pior é que todos nos vilarejos vizinhos entram em pânico ao ver essa coisa caindo do céu e chamam a polícia e os bombeiros,gritando que alienígenas estão invadindo a Terra!! Aconteceu. Deu para rir depois, mas muitos não riram nem um pouco!
De helicóptero são 22 minutos até a pista de aterrisagem, uns 18 minutos para um avião pequeno, de no máximo Cherokee 6. A distância do aeroporto é de 41,5 milhas náuticas numa direção de 248 graus. As coordenadas aproximadas são:
Pelo ar
Chegar à fazenda pelo mar é um pouco mais trabalhoso, mas a viagem éextraordinária!
Um tipo de embarcação local, o saveiro, pode chegar até o porto da Peralba, pois pesca somente 30 a 50 cm. Com barcos que pescam mais do que isso, é aconselhável parar em Jaguaripe e pedir para alguém da fazenda ir lhe pegar.
Os mais aventureiros(e bons marinheiros), devem estudar as marés para chegar de Jaguaripe até Camassandi. E ter alguém do lugar para não se perder nos manguezais ou pode ficar atoladonas inúmeras ilhotas submersas.
Quando em Camassandi, outra vez, alguém da fazenda deve ser avisado para lhe pegar…
O último trecho, até o porto Peralba, é difícil: somente com maré no máximo e com alguém verdadeiramente experientenavegando, mas… para os mais aventureiros, chegar dessa forma é espetacular!
E a casa sede do antigo coronel Vianna está àdisposição… atéalguém vir relevar o nosso audacioso viajante…