A flora e fauna de Peralba
Tempos atrás, pedimos a um ecologista famoso para fazer um inventário da flora e da fauna das nossas matas. Ficamos surpresos com o preço desse serviço: quase R$1 milhão.
A explicação veio depois: a variedade em apenas um km quadrado de floresta é tão grande, tão diversificada, envolvendoinúmeros níveis de interesse e de pesquisa, desde o micróbio, aos mofos, às formigas e assim para acima da escala ecológica até os primatas que encontrarmos na mata (não excluídos os humanos…), que somente um inventário superficial demoraria de seis a oito meses, e sempre seria incompleto!
E no final da proposta, a pergunta: a que nível você quer inventariar a sua mata?
Não respondemos à sua pergunta.E ainda assim, ficamos amigos do pesquisador.
Quando da redação dessa página para o novo site da Peralba, a nossa intenção era apresentar uma espécie de catálogo dos animais, árvores e flores que povoam as nossas florestas, mas a lição do pesquisador ficou preeminente: o caráter e vocação do observador determina o nível do seu interesse. Tem quem queira ver pássaros e ignora leões. Ou outro que não sabe de nada e se assusta com qualquer inseto que passa na sua frente.
Assim, como representar que flora e fauna vivem nas nossas matas?
Decidimos com fotos, uma coletânea de fotos de bichos, flores, plantas e outros animais que encontramos ao longo dos anos. É uma lista exaustiva? Não. Mas esperamos que comunique algumas coisas, pelos menos o sentimento do que vimos e vivenciamos nesse mundo incrível que protegemos.